Arquitetura da informação

 

Uma das demandas do Libris é manter o site e o perfil do Instagram atualizados, disponibilizando os conteúdos de maneira clara e intuitiva para os usuários. Neste sentido, os conceitos de Arquitetura da Informação desempenham um papel fundamental. Utilizamos a plataforma Weby, mantida pela UFG para a gestão dos sites institucionais, designada a organizar, estruturar e rotular os conteúdos. 

Em nossas rotinas diárias, cada ação é um passo em direção à excelência na entrega de informações aos nossos usuários, nossas principais atividades são:

  • Avaliação e Testes: realizamos análises constantes da usabilidade do site, identificando áreas de melhoria para aprimorar a experiência do usuário.
  • Organização do Conteúdo: criamos metadados e taxonomias para gerar formas eficientes de recuperação da informação, garantindo que a busca pelo conhecimento seja eficaz e precisa.
  • Planejamento: desenhamos esboços detalhados das estruturas de páginas e fluxos de navegação, buscando uma experiência coesa e fluida.
  • Reuniões: mantemos alinhamento constante de objetivos, garantindo que nossa equipe esteja focada em metas de aprimoramento contínuo.
  • Atualização de conteúdo: inclusão de textos, imagens, vídeos e outros elementos.
  • Manutenção de informações como dados, eventos, notícias e anúncios relevantes.
  • Verificação e correção de links internos e externos para aprimorar a usabilidade do site.
  • Realização de alterações de design para melhorar a aparência e usabilidade.
  • Criação de páginas conforme a necessidade da unidade.

Ferramentas Utilizadas: Contamos com as plataformas Wordpress e Tainacan como nossas principais ferramentas, potencializando a criação, edição e atualização de conteúdos. Utilizamos o Canva para criação de banners e informativos para o site e instagram do Libris, e a ferramenta Trello para organizar e acompanhar as demandas e atividades rotineiras,  maximizando nossos progressos diários.

Enfrentamos desafios cotidianos para manter o Libris sempre à frente no cenário digital. Nossos principais desafios são: manter o site atualizado e uma experiência uniforme em diferentes dispositivos. Diante de novos conteúdos e demandas, aplicamos avaliações periódicas e ajustes na arquitetura, garantindo que nosso acervo digital seja sempre relevante. Também desenvolvemos constantes estudos das ferramentas para realização de atualizações corretas, de forma que não prejudique a base de dados. E a garantia de uma experiência consistente em diferentes dispositivos é assegurada por meio de um design responsivo, complementada por testes constantes em diversas plataformas. 

Os princípios da Arquitetura da Informação subsidiam as atividades e transformam a experiência de quem navega no Libris. Para o estagiário, proporciona uma formação enriquecedora, capacitando-o a conduzir os usuários por uma jornada intuitiva e agradável na busca e recuperação de informações. No Libris UFG, a busca pelo conhecimento é elevada a um novo patamar, onde a arquitetura não se refere apenas à infraestrutura tecnológica, mas constitui-se como uma orientação para que a organização da informação seja realizada de maneira fundamentada em alicerces sólidos para uma experiência literária enriquecedora e cativante.

 

estagio rotina do libris
Estagiário Wanderson, do curso de biblioteconomia,
executando atividades relacionadas a arquitetura da informação
do site do Libris-UFG, no sistema Weby.

 

estagiarios
Estagiário Wanderson, do curso de biblioteconomia,
executando atividades relacionadas a arquitetura da informação
do site do Libris-UFG, no sistema Weby.