Concepções

O que é o Libris?

O Libris é um laboratório acadêmico que desenvolve ações na área do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca e funciona como espaço de formação de bibliotecários, professores em processo de formação e em formação continuada.

O laboratório se sustenta a partir de duas bibliotecas escolares, de referência: na Faculdade de Informação e Comunicação - FIC e na Faculdade de Educação – FE.

Como Surgiu?

Como necessidade de centralizar ações de extensão realizadas no curso de biblioteconomia nas áreas do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca:

  • Comitê do PROLER, em Goiânia, desde 1992;
  • Concepção e execução do Projeto Leia Goiânia: Rede de bibliotecas escolares (2001 a 2004). Com reforma e instalação de 98 bibliotecas físicas e 96 bibliotecas circulantes para os CMEIS;
  • Concepção e execução do Complexo de Bibliotecas do Centro Cultural Oscar Niemeyer, do governo do Estados de Goiás, em Goiânia (2014 a 2016);
  • Participação como jurada, desde 1991, do Prêmio anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. As obras recebidas para análise da produção editorial alimenta o acervo das bibliotecas de referência.

Concepções 

Partindo do pressuposto que todo trabalho pedagógico de qualidade a ser oferecido aos estudantes deve proporcionar o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantir as condições concretas para construir as estruturas que os capacitem a um processo de educação permanente, entendemos que:

  • A biblioteca da escola é o elemento fundamental para que o indivíduo construa o primeiro elo com o capital do conhecimento acumulado ao longo da história, cujo registro tenha-se dado sob a forma do texto escrito;
  • A atuação da biblioteca escolar deve se constituir como centro dinamizador da leitura, da pesquisa e da difusão do conhecimento;
  • A biblioteca deverá promover o acesso a um acervo qualificado contemplando a diversidade textual e os diferentes suportes informacionais necessários à formação das competências leitoras;
  • O espaço deverá ser estruturado considerando suas especificidades físicas, organizacionais e tecnológicas para abrigar uma biblioteca;
  • As ações mediadoras da leitura deverão articular as necessidades informacionais e as demandas pedagógicas das diferentes áreas do conhecimento.