Concepções
O que é o Libris?
O Laboratório do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca (Libris) é vinculado ao curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Funciona como ponto de convergência entre as ações de leitura e promoção do livro e a comunidade interna e externa à UFG, além de constituir-se em espaço de formação acadêmica para os discentes do curso de Biblioteconomia.
Seu foco está na promoção da leitura e na valorização do livro como elemento fundamental para o desenvolvimento cultural e social. Em 2024, o LIBRIS consolidou-se como ambiente de extensão e aprendizagem, recebendo crianças, estudantes, professores, estagiários e outros visitantes em diversas atividades.
A expansão do laboratório decorre dos projetos de extensão a ele vinculados e da inauguração da Biblioteca Comunitária ADUFG/LIBRIS, cuja coordenação está sob sua responsabilidade.
Entre os serviços e atividades oferecidos destacam-se: mediação de leitura, empréstimo de livros, visitas guiadas, formação de professores e bibliotecários, aulas práticas, contação de histórias e eventos culturais.
Como Surgiu?
Como necessidade de centralizar ações de extensão realizadas no curso de biblioteconomia nas áreas do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca:
- Comitê do PROLER, em Goiânia, desde 1992;
- Concepção e execução do Projeto Leia Goiânia: Rede de bibliotecas escolares (2001 a 2004). Com reforma e instalação de 98 bibliotecas físicas e 96 bibliotecas circulantes para os CMEIS;
- Concepção e execução do Complexo de Bibliotecas do Centro Cultural Oscar Niemeyer, do governo do Estados de Goiás, em Goiânia (2014 a 2016);
- Participação como jurada, desde 1991, do Prêmio anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. As obras recebidas para análise da produção editorial alimenta o acervo das bibliotecas de referência.
Concepções
Partindo do pressuposto que todo trabalho pedagógico de qualidade a ser oferecido aos estudantes deve proporcionar o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantir as condições concretas para construir as estruturas que os capacitem a um processo de educação permanente, entendemos que:
- A biblioteca da escola é o elemento fundamental para que o indivíduo construa o primeiro elo com o capital do conhecimento acumulado ao longo da história, cujo registro tenha-se dado sob a forma do texto escrito;
- A atuação da biblioteca escolar deve se constituir como centro dinamizador da leitura, da pesquisa e da difusão do conhecimento;
- A biblioteca deverá promover o acesso a um acervo qualificado contemplando a diversidade textual e os diferentes suportes informacionais necessários à formação das competências leitoras;
- O espaço deverá ser estruturado considerando suas especificidades físicas, organizacionais e tecnológicas para abrigar uma biblioteca;
- As ações mediadoras da leitura deverão articular as necessidades informacionais e as demandas pedagógicas das diferentes áreas do conhecimento.