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Artigo sobre Retratos da Leitura no Publish News.

O artigo "Bibliotecas escolares - Livros nas estantes ou leituras que promovem aprendizagem?", escrito pela autora Maria das Graças de Castro Monteiro, destaca a importância das bibliotecas escolares como espaços de promoção da aprendizagem por meio da leitura.

A autora inicia o texto ressaltando a relevância da leitura no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Ela argumenta que as bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental ao oferecer um acervo diversificado e acessível de livros, estimulando o interesse pela leitura desde cedo.

Em seguida, a autora aborda a necessidade de repensar o conceito de biblioteca escolar, destacando que esses espaços não devem ser apenas depósitos de livros, mas sim ambientes dinâmicos e interativos, propícios para a exploração e descoberta do conhecimento. Ela enfatiza a importância de os bibliotecários desempenharem um papel ativo na mediação da leitura, auxiliando os estudantes na escolha adequada de livros e na compreensão das narrativas.

Monteiro também ressalta a importância da integração entre a biblioteca escolar e as práticas pedagógicas. Ela defende que a leitura deve ser vista como uma ferramenta transversal, capaz de enriquecer todas as disciplinas e projetos desenvolvidos na escola. Além disso, a autora destaca a importância de promover atividades como clubes de leitura, debates literários e encontros com autores, para criar um ambiente estimulante e colaborativo.

No decorrer do artigo, a autora faz referência a pesquisas e estudos que comprovam os benefícios da leitura na formação dos estudantes, como o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação, da empatia e da capacidade de expressão. Ela ressalta que é papel das bibliotecas escolares proporcionar acesso a uma variedade de gêneros literários, contemplando tanto obras clássicas quanto contemporâneas.

Por fim, Monteiro enfatiza que as bibliotecas escolares devem ser valorizadas e receber investimentos adequados por parte das instituições educacionais. Ela defende que, ao promover leituras que vão além dos livros nas estantes, as bibliotecas escolares têm o potencial de transformar a educação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e apaixonados pela leitura.

Neste artigo, Maria das Graças de Castro Monteiro nos apresenta uma visão ampla e inspiradora sobre o papel das bibliotecas escolares na promoção da aprendizagem por meio da leitura. Suas reflexões reforçam a importância de repensar e fortalecer esses espaços como ambientes acolhedores e estimulantes, capazes de despertar o prazer pela leitura e potencializar o desenvolvimento dos estudantes.

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