Pesquisa

A pesquisa entendida como uma forma de aprendizado que focaliza o conhecimento por meio de metodologias que possibilitam o conhecimento do objeto de estudo, como base para o processo de aprendizagem. 

 

Projeto: A leitura e suas concepções teóricas, históricas e conceituais: Perspectivas no campo do letramento informacional, da comunicação e comportamento informacional em diferentes instâncias educacionais formais e informais

Docente responsável: Andréa Pereira dos Santos

Resumo: Trata-se de um projeto guarda chuva, aprovado pelo comitê de ética da UFG, o qual abarca estudos em torno das pesquisas teóricas, históricas, conceituais e culturais com intuito de desenvolver discussões sobre as diversas práticas de leitura nos mais variados suportes (impresso ou digital), letramento informacional e comportamento informacional em diferentes instancias sejam elas espaços formais educacionais ou espaços informais, em especial o ciberespaço. Entende-se por espaços formais de práticas de leitura as escolas, bibliotecas, livrarias, unidades de informação, universidades e salas de aula. Já os espaços informais são aqueles que a leitura pode acontecer mas que não foram espaços criados exclusivamente para esse fim, como por exemplo: hospitais, consultórios, terminais de ônibus, rodoviárias, salão de beleza, praças, parques, ciberespaço dentre outros locais. Nesse campo, a pesquisa envolve o estudo das práticas de leitura e seus mediadores; espaços de práticas de leitura; história da leitura e cultura familiar; preconceitos da leitura; história das bibliotecas; suportes de leituras (jornais, revistas, livros); o desenvolvimento de habilidades de pesquisa na biblioteca escolar a partir do estudo do comportamento informacional de crianças, jovens e adolescentes.

Equipe:

  • Andréa Pereira dos Santos;
  • Erinaldo Dias Valério;
  • Filipe Reis Dias de Jesus;
  • Geisa Muller Campos Ribeiro;
  • Maria das Graças Monteiro Castro;
  • Marizangela Gomes de Moraes;
  • Lívia Ferreira de Carvalho;

 

Projeto: Desenvolvimento de estruturas de bibliotecas escolares como ambientes dinamizadores da leitura e difusores de conhecimento.

Docente responsável: Maria das Graças Monteiro Castro

Resumo: O presente projeto objetiva conceber e implantar uma Biblioteca Escolar que contemple modelos referenciais de formação, processo técnicos e organizacionais, servindo de modelo para o sistema de ensino público e privado no intuito de implementar a lei 12.244 de 24 de Maio de 2010, a qual prevê a obrigatoriedade e universalização de bibliotecas escolares no prazo máximo de 10 anos. O projeto está vinculado ao Laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás intitulado: Libris - Laboratório do livro, leitura, literatura e biblioteca. Trata-se de um ambiente que surge em função da necessidade de se criar uma estrutura que articulasse a atuação docente, que sustenta a prática pedagógica curricular, e as possibilidades de atuação profissional dos estudantes do curso de Biblioteconomia. O laboratório desenvolve projetos que visam a definição das estruturas necessárias para criação de uma biblioteca escolar, observando as especificidades do nível de ensino em questão e sua adequação às exigências de uma biblioteca quanto à: estrutura física; técnica e organizacional; acervo; promoção e mediação da biblioteca no contexto escolar e formação de professores e bibliotecários. Destaca-se aqui a importância de se existir um laboratório para receber projetos de ensino, pesquisa e extensão uma vez que em 2016, a equipe docente do curso de Biblioteconomia da UFG optou por reestruturar seu projeto político pedagógico priorizando uma formação que privilegie os campos de atuação Social, Educacional e Cultural. Tal posição se deve, inicialmente aos marcos regulatórios nacionais que priorizam a biblioteca escolar como centro dinamizador da leitura e difusor do conhecimento

Equipe:

  • Cássia Oliveira;
  • Keyla Rosa de Faria;
  • Lívia Ferreira de Carvalho;
  • Laura Vilela Rodrigues Rezende;
  • Maria das Graças Monteiro Castro;
  • Rose Mendes da Silva;
  • Geisa Muller de Campos Ribeiro;