Apresentação / Histórico

Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca

O Brasil se encontra em um momento crítico em face da ampliação de demandas informacionais e da reduzida presença de agentes educadores capacitados para atuar nos novos ambientes educacionais e culturais.  Faz-se necessário, portanto, o desenvolvimento de estudos/pesquisas que gerem reflexões e orientem ações para definir as novas configurações culturais, informacionais e institucionais de tais ambientes.

Em 2016, considerando essas configurações, o curso de Biblioteconomia da UFG realizou sua reforma curricular com base na formação profissional que privilegiasse os campos de atuação social, educacional e cultural. A função social do bibliotecário deve compreender o profissional como agente da inclusão social, bem como da democratização da informação, recreação e mediação da informação e do conhecimento. A função educacional define esse profissional, ao lado do professor, como promotor da leitura, formador do estudante pesquisador e orientador da pesquisa escolar. Já o cumprimento da função cultural em bibliotecas deve estar ancorado na diversidade da produção e nas manifestações culturais refletidas em seus serviços, ações, coleções e espaços.

Diante desse cenário, o LIBRIS - Laboratório do Livro, leitura, literatura e biblioteca, vinculado ao curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, possui a missão de desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados com modelagens estruturais de bibliotecas considerando as duas diretrizes-base:

  • Configurações estruturais, técnicas, tecnológicas, organizacionais e de acervo;
  • Formação de agentes educadores (bibliotecários, professores, coordenadores pedagógicos, dentre outros).
  •  Eixos temáticos

 A reformulação do projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia reafirma o propósito de contemplar a complexidade dos diferentes contextos impostos pelas Bibliotecas e outras Unidades de Informação, sem perder de vista suas dimensões sociais, educacionais e culturais. Assim sendo, os conteúdos teóricos fundantes para a formação profissional deverão construir as bases para a reorientação dos instrumentais técnicos, metodológicos, tecnológicos e administrativos, necessários para a concepção e atuação do profissional na Biblioteca e nas diferentes Unidades Informacionais. A articulação entre teoria e prática deverá garantir o entendimento dos diferentes elementos constitutivos da Biblioteca e outras Unidades de Informação em cada domínio ora enfatizado na formação do egresso (social, cultural e educacional).

 

 

Eixo administrativo

Teorias, procedimentos e ferramentas da administração aplicadas à biblioteconomia. Direção de bibliotecas e outras unidades de informação. Planejamento, organização, liderança e avaliação de bibliotecas e outras unidades de informação. Concepção do espaço físico para bibliotecas e outras unidades de informação. Gerenciamento e alocação racional de recursos; Proposição e gestão de serviços e produtos de informação. Realização de pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.

 

Eixo técnico

Natureza dos registros do conhecimento, tecnologias e normas de estruturação. Organização e representação do conhecimento; Recuperação e disseminação da informação; Instrumentos, sistemas e padrões para descrição física e temática da informação.

 

Eixo tecnológico

A produção social da tecnologia; Crítica à racionalidade tecnológica; Tecnologias da Informação em Bibliotecas; Tecnologias da Informação e inserção social, cultural e educacional; Gestão estratégica da TI; Avanços das TIC e suas implicações na produção e fluxo informacional.

 

Eixo de fundamentos

Fundamentos teóricos e epistemológicos do campo da Educação, Filosofia, Sociologia, Literatura, História, Linguística, Psicologia, Comunicação, Tecnologia e Biblioteconomia. A crítica da produção teórica da Biblioteconomia em articulação com as áreas Social, Cultural e Educacional, seus fundamentos e implicações na prática profissional.

Eixo metodológico

Produção do Conhecimento; Princípios da investigação científica, método e metodologia, exposição e pesquisa, roteiro, plano e projeto de investigação em Biblioteconomia, privilegiando as interfaces científicas com os campos afins do conhecimento social, cultural e educacional.