Projeto Leia Goiânia - Imagens

A reestruturação física se apoiou na necessidade de integração da biblioteca no contexto pedagógico. Com base nesse entendimento, em 2002, foram realizados diagnósticos da estrutura física nas 98 bibliotecas existentes na Rede Municipal de Ensino, por meio dos quais se procurou não só avaliar, mas, acima de tudo, conhecer a realidade de cada uma delas. Para tal, uma arquiteta montou um dossiê para cada uma das escolas visitadas, observando suas especificidades.

Na definição do formato físico das bibliotecas, levaram-se em consideração os padrões da realidade encontrada: salas de aula com aproximadamente quarenta metros quadrados. Na definição do layout, buscou-se criar um espaço que não só aliasse a estrutura organizacional do acervo a um ambiente convidativo à leitura, mas também integrasse a biblioteca no contexto pedagógico. No processo de criação de uma identidade visual, privilegiou-se a padronização da cor, da sinalização, do layout e do mobiliário, como mostra as figuras a seguir.

 

Planta - Leia Goiânia
Figura 1 - Identidade visual, privilegiando a padronização do layout.

 

 

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Figura 2 - Identidade visual, privilegiando a padronização do mobiliário.

 

 

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Figura 3 - Identidade visual, privilegiando a padronização da sinalização.