Folder de evento promovido pela FNLIJ

A literatura e os eixos temáticos: os desafios da seleção

Em 17/09/21 11:09.

23º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós

18º Encontro de Escritores Indígenas - 2030

Infância , Literatura , Sustentabilidade

O 23º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e o 18º Encontro de Escritores Indígenas “2030: Infância, Literatura, Sustentabilidade”, em edição virtual devido ao contexto da pandemia da Covid-19, propõe a discussão sobre o importante, e necessário, elo entre literatura infantil e juvenil e sustentabilidade para o diálogo com crianças e jovens sobre a vida no planeta.

A primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, no ano de 1992, a Eco-92, foi marco sobre como a humanidade encara sua relação com o planeta. Puxando o fio da história institucional, a FNLIJ, a convite da embaixada da França no Rio, esteve presente na Rio 92 com uma exposição de livros sob o título “Literatura e Ecologia” no museu da Imagem e do Som. Com a participação da FNLIJ, este ano, no projeto Clube de Leitura, da ONU, selecionando livros em português que dialoguem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e a dramática situação climática do planeta retomamos o compromisso institucional de então agora com a Agenda 2030.

Ao propor a literatura como ponte para levar crianças e jovens a conhecerem os ODS, a iniciativa da ONU com o Clube de Leitura destacou a literatura infantil e juvenil como relevante na formação educacional e cultural desse público.

Os artistas – escritores e ilustradores - ao ressignificarem a realidade por meio da ficção, escrita e pictórica, revelam a complexidade do ser humano e do seu entorno, nos levando a pensar, refletir e agir sobre ela.

O engajamento das novas gerações à causa depende, e muito, das narrativas e histórias que elas ouvem e que leem, e das conversas no cotidiano. Conhecer o que pensam e o que têm a dizer, sobre o tema e os livros que lhes apresentamos para leitura é a base para que o diálogo com elas inspire ações transformadoras na relação si próprio, com o outro, próximo e distante, e com o planeta, nossa casa comum.

Reafirmando sua missão institucional de difundir a literatura para crianças e jovens, a que todos têm o direito de ter acesso e dela usufruir, como bem pessoal e coletivo, a FNLIJ ressalta o seu valor como vetor de mudanças e em particular às referentes a salvar o planeta.

Bibliotecas nas escolas e bibliotecas públicas, com acervos atualizados, já!

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