imagem

Marina Colasanti e Nelson Cruz concorrerão ao Hans Christian Andersen 2022

Prêmio é considerado o ‘Nobel da Literatura Infantil e Juvenil’. Três brasileiros já conquistaram o galardão: Lygia Bojunga, Ana Maria Machado e Roger Mello.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) anunciou que o International Board on Books for Young People (Ibby) acatou as candidaturas de Marina Colasanti e Nelson Cruz ao Prêmio Hans Christian Andersen. Essa é a quarta vez consecutiva que Marina Colasanti concorre ao prêmio considerado o “Nobel da Literatura Infantil e Juvenil”. Nelson Cruz concorre ao prêmio pela segunda vez. Ele já tinha sido indicado pela FNLIJ em 2012. No site do Ibby não há a lista completa de indicados, mas já foi anunciado o júri que avaliará as indicações. Ele será presidido por Junko Yokota (EUA) e composto por Antoine Al Chartouni (Líbano), Marilar Aleixandre (Espanha), Evelyn Arzipe (México / Reino Unido), Mariella Bertelli (Canadá), Tina Bilban (Eslovênia), Viviane Ezratty (França), Jiwone Lee (Coreia do Sul), Robin Morrow (Austrália), Jaana Pesonen (Finlândia) e Cecilia Ana Repetti (Argentina). Concedido a cada dois anos, o prêmio já deu reconhecimento a três criadores brasileiros: Lygia Bojunga (1982), Ana Maria Machado (2000) e Roger Mello (2014). O rito do Prêmio prevê a publicação dos nomes dos candidatos indicados pelas 81 seções nacionais do Ibby, com seus respectivos perfis. Os jurados fazem uma primeira peneira e divulgam os 12 finalistas, seis em cada uma das categorias: Escritor/Escritora e Ilustrador/Ilustradora. O anúncio do vencedor tradicionalmente acontece na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, e a entrega da medalha acontece no Congresso Bienal do Ibby que em 2022 acontecerá na Malásia.

Fonte: https://www.publishnews.com.br/materias/2020/12/09/marina-colasanti-e-nelson-cruz-concorrerao-ao-hans-christian-andersen-2022

Categorias: guia do estudante